Os 11+ das cariocas

Enquanto a gente espera o Rio de Janeiro tomar o recente atual posto de capital da moda do Brasil, a gente também percebe quem temos algumas unanimidades no estilo das cariocas. Alguns itens indispensáveis no armário da maioria das antenadas. Coisas bem a nossa cara mesmo.

Um look fofo e outro mais urbano, para inspira! | Foto: Blog da Mariah e Rio etc

1 – Havaianas – todo mundo usa, especialmente no Rio (devia ser o novo slogan hehe). Pode ter nascido em São Paulo, mas foi criada em terras cariocas. É aqui que a gente não tira do pé nunca e compra elas no super mercado, junto com arroz e feijão – como se fosse necessidade básica, por que é. Use-a para ir pra praia, para almoçar fora em dia ensolarado e quem pode resistir, depois de usar tênis e saltos inconsolávelmente, a aquelas sandálinhas fofas, simpáticas, frescas e tãaaao macias. Ficaram famosas de vez quado Jean Paul Gaultier botou 50 modelos usando as sandálias de borracha e os gringos amaram de cara. Tenha uns quatro pares: um básico, um estampado, um modernoso e um de cor bem viva! Se você está me lendo e ainda não tem, vai ali na esquinha e compra uma agora! Não vai mais querer tirar do pé, te prometo! Madame Donatella comprou oito pares recentemente. Curiosidade: Se todas as Havaianas do mundo fossem postas lado a lado, dariam CINQUENTA voltas na Terra.

Uma um pouco mais alta, e dourada, e glamour, sensualidade e delicadeza na certa! | Foto: Blog da Mariah

2 – Sandália de tiras! Ah, uma sandália de tiras metalizada é um dos maiores coringas para looks de festa das cariocas. Ela é tão básica e vai com tudo. Eu prefiro as douradas, que dão um toque glam. O bom da sandália de tiras, também, é que ela alonga a silhueta, deixa o pé nu (spa do pé bem bom nessas horas, ok!), sabe? São uma sofisticação simples, e deixam o vestido ser protagonista. É perfeita para um look noite no verão, o que é quase todo o calendário de festas do Rio. Essa sandália voltou a moda agora, mas nós já sabíamos de seus benefícios há tempos…

Cores, cabelos, decote, mechas | Foto: Rio etc

3 – Cabelos soltos (e loiros!!!). Carioca tem muito de não querer prender cabelo, querer andar com ele solto, e liso, em todos os lugares. Bom, devíamos dar uma chance aos rabos de cavalos, aos coques e às tranças, mas enquanto temos a nossa manía de livre, leve e solto, com aquela escovinha báaasica, também percebo (e a minha amiga paulista) que cariocas adoram um loiro, pintado mesmo. Luzes, californianas, ombré, cabelo claro é sonho. Algumas pintam de vez, outras passam água oxigenada, umas ficam no sol com leite ou camomila nos cabelos. São tantos jeitos! Meu recado aqui é só um: assumam sua morenice! Cabelos castanhos brilhantes são coisa linda, gente. O seu tom natural de cabelo sempr será único, lindo e saudável. Contra à quimica no cabelo até nascerem os fios brancos, beijos!

Pra acertar mesmo no CB, use cores próximas umas as outras, como rosa e laranja! Para ousar ainda mais, duas cores opostas! E a linda da Michele, carioquíssima com esse Marc Jacobs! | Foto: Reprodução e Rio etc

4 – Cor!!! A gente ta fora do monocromático, preto é considerado pra noite pela maioria, e cinza, beje, marrom, são cores tristes, moramos no Rio de Janeiro, cidade viva, e a gente é o povo mais ALEGRE do mundo, e por isso, o amarelo, vermelho, azul, verde e rosa estão nas nossas produções diárias… A vida é muito curta pra não ter cor! Pra gente color block foi só estímulo pra sair toda colorida por aí!

5 – Temos dois decotes preferidos: O frente única e o tomara-que-caia. Os dois realçam o bronze, os dois mostram na medida certa e também são fresquinhos. Quando for usar o tomara-que-caia, pegue um solzinho com biquini desse modelo também, por que marquinha de biquini aparecendo já é meio cafoninha. Aliás, o frente única é excelente alternativa para escondê-la, hehe. Em qualquer loja carioca, da pra encontrar bons vestidos com esses decotes e eles são tão atemporais quanto, sei lá, a praia! Um decote de fenda, de um ombro só, em um vestido de noite maravilhoso, pode não está mais na moda amanhã, e você sai perdendo. Um pretinho e branquinho básico nesses decotes são para qualquer festinha, te garanto.

BB para todos os gostos! | Foto: Rio etc, Reprodução e Blog da Mariah

6 – Branquinho Básico. Não chega ao nível de amor que temos todas pelo Pretinho, mas cariocas adeptas de praia e de bronzeado, não perdem uma chace de exibí-lo, e com um vestidinho branco básico, o contraste é sensacional. No verão, é maravilhoso e quase clássico. No inverno… é sempre bom quebrar as “regras”, especialmente quando a mínima do nosso inverno é 20°C, e sair do óbvio das cores escuras. Você provavelmente já tem um no armário, de algum reveillon passado (Ah, isso é assunto sério: nunca compre um vestido branco para a virada do ano que você não pode usar depois, nunca. Desperdício de compras é muito ruim num mundo tão consumista como o da moda), tire-o de lá e encremente-o com bons acessórios, metalizados, talvez, e está prontinha pra sábado a noite.

Missoni inspired de uma fast fashion ameicana! | Foto: Reprodução

7 – Biquini, mas óbvio nessa lista impossível. Cariocas vão bater ponto na praia quase todo fim de semana na praia e um bom biquini que te valorize é indispensável! É difícil encontrar um biquini perfeito, e se encontramos, nem sempre estamos dispostas a pagar R$200,00 por pedacinhos de lycra, né? Mas mesmo se você não puder comprar a última estampa (carioca tem mania de estampa, em!) da Blue Man ou da Salinas (já te respeitei!), não significa que não pode arrasar nas areias. Por que a primeira coisa sempre na hora de vestir um biquini é a confiança. Sinta-se segura com seu corpo e, aliás, se você tiver um corpão, ninguém não vai nem reparar no seu biquini, que eu sugiro, seja de uma cor única e básica, como branco, preto, vermelho, assim as pessoas não vão achar que já viram você com ele várias vezes e dá pra usar com mais acessórios. Hora, que acessórios se usa na praia?? Óculos magníficos, cangas e Havaianas!!! O mais importante é você se sentir bem, com aquele coco na mão… a história cario passa longe, longe! Minhas estampas favoritas são as Missoni, sempre!

Shortinhos nas ruas cariocas! | Foto: Rio etc

8 – O Short Jeans está longe de ser queridinho só das cariocas, mas certamente nós temos um carinho a mais por ele. Ele é a tela em branco de muitos dos nossos looks por simplesmente ser básico e acrescentar descontração não-afetada – coisa que qualquer peça de jeans faz, principalmente as calças, porém, no Rio, tem dia que sair de calça jeans é pedir pra maquiagem derreter! Mesmo se você estiver com a blusa mais rica de todas, bota um shortinho jeans e umas sapatilhas e vê se não fica despojado na hora? Coringa de todas as horas, é bom ter uns 3 no armário, no mínimo. Pra essa temporada, ainda aposte no modelo detonadinho. Só escolha: ou curto ou justo – muito curtinho e coladinho te deixará parecendo uma fankeira – estamos falando do Rio, né? hahaha -, e não é isso que buscamos, é?

9 – Filtro solar, que junto com o demaquilante, é o melhor anti-idade. A maioria adora ficar de molho no sol pra se bronzear, mas, por favor, use filtro solar. E um fator convincente, esquece o Sundown 15, e pegue logo um fator 50! Não é ele que vai te impedir de queimar e você vai estar totalmente protegida de manchinhas e câncer de pele. Pro rosto prefira um em gel, pra não deixar tão olioso e abuse dos chapéus, são tão gracinha e o panamá da pra encontrar fácil pra vender! A Banana Boat, Lancaster e a Natura são minhas favoritas.

10 – Sapatilhas. Ah, as sapatilhas. Seria bom se pudessemos andar de salto todos os momentos, todos os dias, mas não dá (e as pedrinhas portuguesas não ajudam mesmo!) e as sapatilhas ainda são as mais favoritas das cariocas. Douradas, animal print, coloridas e básiconas são, junto com Havaianas, um dos únicos sapatos que nos fazem descer do salto. Não somos muito adeptas do tênis, botas são calorentas e chinelinhos são informais de mais. As sapatilhas são escolhidas. Em qualquer momento e lugar, sempre dá pra contar com elas. Ainda vou ter uma vermelhinha Repetto, ah, se vou!

11 – A Correntinha de Cristo Redentor é um dos novos acessórios desejo das cariocas, por que é tão delicado, simbólico, bonito. Um pingente que mostra o amor à cidade. O amor por tudo aquilo que o Rio envolve. Da minha tia à Sabrina Sato, passando por mim e pela Claudia Leitte, virou moda.

Agradecimentos especiais ao ilustre Rio etc, que me “emprestou” muitas das imagens desse post. O Brasil (e o Rio) precisam de mais blogs/sites tao bons quanto esse. Visitem, é a maior inspiração de todas.

Mariana – Rio 23 °C

Esta entrada foi publicada em Lifestyle, Moda, Rio com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s